domingo, 31 de maio de 2009

Origem do Dia da Criança

Olá, amiguinhos...
Algum de vocês conhece a origem do Dia Mundial da Criança? Não?! Tudo começou assim:
Depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China começaram a viver em péssimas condições de vida. Estavam em crise! Como as pessoas não tinham dinheiro, muitos pais tiraram os filhos da escola e puseram-nos a trabalhar (às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras). Nessa altura, mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever e vivia em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF (Fundo Internacional de Emergência para as Crianças). Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos seus direitos.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs, às Nações Unidas, que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado, pela primeira vez, logo a 1 de Junho desse ano! Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

afecto, amor e compreensão
alimentação adequada
cuidados médicos
educação gratuita
protecção contra todas as formas de exploração
crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Nove anos depois, em 1959, estes direitos passaram para o papel. E, a 20 de Novembro desse mesmo ano, várias dezenas de países, que fazem parte da ONU, aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança" (lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz).
Infelizmente, nem sempre estes Direitos são cumpridos. Então, 30 anos, após a criação da "Declaração dos Direitos da Criança", em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança". Este documento é muito completo e consiste num conjunto de leis para protecção de todos os meninos e meninas (tem 54 artigos!). Para quem não sabe, esta declaração é tão importante que, em 1990, tornou-se lei internacional!

Bom Domingo,

Sem comentários:

Enviar um comentário