Sabem que dia é hoje? 1 de Abril - Dia dos Enganos/Mentiras. E qual será a razão desta comemoração? Tem de haver uma, não acham? Existem várias explicações, mas não se sabe qual é a real. Ora leiam:
- Uma delas refere que começou em França, pois havia a celebração do equinócio da Primavera (marcava o Ano Novo). Em 1564, o rei francês Carlos IX mudou o calendário para o que usamos hoje - o Gregoriano - e o Ano Novo passou a ser a 1 de Janeiro. Aos que ainda celebravam o início do ano em Abril, chamavam-lhes tolos (em inglês são os "April's Fools'"). Como no ano novo anterior (Abril) se trocavam prendas, começaram a dar-se, nesta altura, prendas para gozar com os outros.
- Na Escócia, a ideia de pregar partidas foi bem aceite e a mais praticada (ainda hoje) é a de mandar alguém caçar gambuzinos (cuckoo hunt - caça ao cuco).
- Outra explicação fala de um Festival Romano, o da Cerelia, que celebra a história de Proserpina. Parece que Proserpina estava a colher lírios no vale, quando foi raptada por Plutão, um Deus romano. A mãe dela, Ceres, ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem muito método (e sem resultados) - tudo isto tem que ver com a caça aos gambuzinos, que é a ideia de procurar algo que nunca se vai achar.
Contudo, esta celebração é comemorada em outros dias, noutros países...
- Na Roma antiga era a 25 de Março.
- No México é a 28 de Dezembro.
- Na Índia é a 31 de Março.
Hoje em dia, o 1º de Abril é um dia especial para pregar partidas às pessoas, para todos nos rirmos um bocadinho dos sustos e enganos que causámos. Mas NUNCA devemos pregar partidas por maldade ou, até, magoar a "vítima", porque isso é ser mau!
Boas e saudáveis partidas,
Boas e saudáveis partidas,
A Super Equipa do Kids
Sem comentários:
Enviar um comentário